terça-feira, 5 de junho de 2007

Operações SAAL

Está a decorrer a Trienal de Arquitectura e no seu programa consta um filme cuja ante-estreia fui ver ontem ao S. Jorge, sobre as Operações SAAL pós 25 de Abril.

Trata-se de um documentário de 90 minutos sobre as operações do Serviço de Ambulatório de Apoio Local (SAAL), tutelado pelo Movimento das Forças Armadas, um programa de apoio à habitação lançado durante o I Governo provisório de Portugal, que proporcionou, em cerca de um ano, o alojamento (em todo o País) de 80 mil famílias que anteriormente viviam em barracas.
O princípio era simples: o Governo disponibilizava os materiais de construção, projectos-tipo de arquitectura e engenharia e um acompanhamento técnico e as pessoas construiam as suas próprias habitações. Criaram-se comissões e associações de moradores para o efeito e ainda hoje muitas delas subsistem. Exemplos de bairros SAAL são o bairro do Zambujal, em Lisboa, o bairro da Bouça, no Porto, de Siza Vieira (iniciado em 1977/79 e concluído em 2006).

Bairro da Bouça, Porto.

“Paz, Pão, Habitação… As Operações SAAL” é uma longa-metragem de João Dias (projecto da Extra ]muros[associação cultural para a cidade em parceria com Bazar do Vídeo] que integra um conjunto de memórias filmadas dos actores deste processo.

As Operações SAAL tiveram amplo reconhecimento internacional, sobretudo em Espanha e Itália, e constituíram um impulso no desenvolvimento da arquitectura portuguesa e em carreiras individuais, como nos casos de Álvaro Siza Vieira, Vítor Figueiredo, Eduardo Souto de Moura, Manuel Tainha, Gonçalo Byrne e Nuno Portas.


O DVD do documentário é lançado em Outubro deste ano, na FNAC.

2 comentários:

L de Luis disse...

Quer dizer. Eu divulgo, convido, até insisto às vezes e nada. E agora, ainda por cima arquitectura de que eu tanto gosto nem uma dica de vizinha.
Ai. Assim não vale. É batota.

Alphabet disse...

Pois é, amigo..mas desta vez só se entrava por convite.. Ficou aqui a dica sobre o tema. :)