terça-feira, 5 de junho de 2007

Feira do Livro

A Feira do Livro assume um significado especial para mim todos os anos. Lápis e papel na mão (para registar as minhas escolhas antes de comprar), muita expectativa e coração aberto, assim me vêem subir todos os anos o recinto da feira, no Parque Eduardo Sétimo. Entre os clássicos e as novas colecções, às vezes sinto que me perco com tanta oferta e eu que quero comprar tudo. E já não há tanto tempo para ler como antigamente. Mesmo quando há tempo, por vezes há cansaço, nem que seja da vista, saturada que fica dos dias passados em frente ao computador..

As capas dos livros, tão habilmente decoradas por algumas editoras, são também um certeiro ardil que me leva por vezes a comprar mais do que quero (em termos monetários, claro).

E depois os temas! Interessa-me ler sobre tanta coisa..os clássicos, os grandes mestres de literatura, obras de ficção, romances históricos (especialmente de História Antiga), escrita reflexiva (e por vezes, é verdade, um pouco deprimida e deprimente) como a da Virginia Wolf.. estes temas apanham-me sempre a jeito, é difícil virar a cara e fingir que nada têm a ver comigo.

E também mantenho muitos dos gostos de miuda, desde as BDs até às histórias de aventura mais fantásticas. Ainda releio aqueles que foram os meus livros de eleição de antigamente.. nada melhor para distrair a cabeça e levantar voo da rotina (ou problemas) habituais.

Bem, para resumir, estou agora a ler 3 livros.. cada um adapta-se aos pequenos compassos de tempo que vou tendo para ler.. "Poemas" de Mário de Sá Carneiro, "O quarto de Jacob" de Virginia Wolf e "Quase Memórias" Volume 1, de Almeida Santos.. Já fui à Feira este ano, já me perdi um pouco por lá, mas acho que ainda lá vou mais umas vezes..

Sem comentários: