quinta-feira, 14 de junho de 2007

Virginia Woolf


Virginia Woolf nasceu a 25 de Janeiro de 1882 em Londres e morreu a 28 de Março de 1941, com 59 anos. Suicidou-se, afogando-se voluntariamente, vítima da depressão que a acompanhou grande parte da sua vida.

Esta mulher foi uma das principais (e para mim, uma das melhores) figuras literárias modernistas do Séc XX, tendo escrito maravilhosas obras como “Orlando”, “As ondas”, “O quarto de Jacob”, “Mrs. Dalloway”, “Os anos” ou “A casa assombrada”.

De sexualidade confusa ou, pelo menos, não assumida, Virginia Woolf imprime nas obras que já tive o prazer de ler, o efeito esmagador de quem carrega nas costas um turbilhão de pensamentos, de tristezas, de frustrações, e que por isso sente não consegue controlar a sua vida. Acredito, contudo, que se não padecesse de tanto conflito interior nunca se teria conseguido expressar com a extraordinária precisão de quem vive e experimenta o que efectivamente escreve.

Virginia Woolf será talvez a escritora mulher que mais aprecio e portanto recomendo. Li “Orlando” quando estava no liceu e li “As ondas” enquanto passeava de comboio pelo Sul de Inglaterra, em 2005 (nos últimos anos li as restantes obras que citei, além de muitos poemas e ensaios) e ainda hoje recordo alguns excertos e as emoções que os livros dela me fizeram sentir.

Sem comentários: