quinta-feira, 18 de outubro de 2007

"À flor da pele", Catarina Mourão


Ontem deu, no Canal 2, um documentário realizado por Catarina Mourão, que me tocou especialmente. Chama-se"À flor da pele" e fala da vida de um grupo de miudos de um bairro social por alturas do Euro 2004. O filme foi apresentado no festival Indie 2006.

"Emoções à flor da pele. Num bairro pobre do Porto, tal como em todo o país, um grupo de crianças come, respira e dorme futebol. Enquanto aguardam, com os pais fora de casa, os seus dias são preenchidos pela liberdade da criação das suas próprias regras e na invenção de novos jogos, jogos de poder, emulados dos modelos em casa. O Europeu começa e com ele os rituais: as televisões são colocadas na rua e os jogos são seguidos, com euforia. As vitórias e as derrotas da selecção Portuguesa são festejadas ou choradas por todos. Mas, à margem de todo este burburinho, um dos miúdos não partilha deste interesse pelo futebol e refugia-se num mundo onírico."

Segundo a própria: "O Campeonato Europeu de Futebol estava a decorrer. Todos os olhos estavam postos em cima dos estádios, jogadores e desafios. Decidi desviar ligeiramente o meu olhar, e perceber o que se estava a passar ao lado dos estádios, fora das televisões: rapazes e raparigas a crescer, a lutar, crianças a parecerem adultos, adultos a comportarem-se como crianças, um país mergulhado na recessão e apatia à espera da vitória da selecção Portuguesa para aconchegar o ego… mas no fim nada mudou e a vida continuou…"

Recomendo...

Sem comentários: