terça-feira, 31 de julho de 2007

Tolerância zero

O mundo anda a girar demasiado depressa. As pessoas não têm tempo para nada (ou, como eu já disse tantas vezes, para as coisas realmente importantes) e isso reflecte-se na forma como interagem entre si. Vivemos numa era em que fazer juízos de valor à primeira observação é a atitude standard. A intolerância ganha asas: nada é verdadeiramente bom, ninguém é suficientemente íntegro.

Acho que o criticismo veio para ficar. Falta às pessoas a modéstia de entenderem que, também elas, não estão isentas de falhas e de defeitos. Os valores da humildade perderam-se pelo caminho...só vinga quem fala mais alto, quem se sobrepõe aos outros, quem escarnece da diferença sentida naqueles (poucos) que não agem da mesma forma..
Por isso elejo a intolerância como o defeito que mais me desagrada, pois acho que é por aí que todos os males do mundo persistem e se intensificam.

3 comentários:

Anónimo disse...

Concordo, que a par do egoísmo ou mesmo do egocentrismo seja uma das 'pestes' da atitude humana...reflexo da profunda infelicidade em que a humanidade cada vez mais cai, mas decerto pela incapacidade de olhar para o lado, aceitando e reconhecendo o justo valor do seu semelhante...
Pobre Cristo, palavras levou-tas o vento...

Alphabet disse...

E deixem-me explicar a razão do meu post: vejo as pessoas à minha volta muito zangadas umas com as outras ..

Moura Aveirense disse...

Estão a necessitar de férias :)