quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Robert Campin

Estas férias tive uns dias de "banho cultural" em Madrid. Visitei o Thyssen-Bornemisza, o Rainha Sofia e o Museu do Prado (onde já tinha estado há cerca de 5 anos). E nesses dias (re)descobri pintores fantásticos e quadros lindos e muitas histórias (de arte) que quero partilhar.

Neste primeiro post mostro um dos quadros que, pela sua simplicidade e força, mais me impressionou. É de Robert Campin, um pintor flamengo que viveu nos séculos XIV-XV. O quadro está no Museu do Prado, numa sala dedicada à escola flamenga.
A pintura é dedicada a Santa Bárbara e pretende ilustrar um episódio de devoção católica (com o qual obviamente não me identifico).
No entanto, este quadro captou a minha atenção no segundo em que lhe pus os olhos em cima.. Achei incrível a sensação de equilíbrio e serenidade que me transmitiu.. Gostaria de o ter num local tranquilo de uma casa de campo...
Nunca fui grande apreciadora de pintura flamenga, mas a Arte é assim mesmo... existe para nos surpreender, para nos confrontar e para nos fazer reavaliar os nossos conceitos de beleza...

Sem comentários: